terça-feira, 13 de outubro de 2009

Desenvolvimento Infantil III

Excertos de Dorothy Corkille Briggs, Your Child’s Self-Esteem

Os pais e as pessoas que desempenham papel importante na formação das crianças são espelhos psicológicos a partir dos quais elas formam suas identidades.

Capítulo 2 – Os espelhos criam nossas próprias imagens

1. Toda criança possui os elementos necessários para gostar de si mesmo.

2. A criança aprende a ver a si mesmo tal qual a vêem as pessoas importantes que a rodeam.

3. Controi sua autoimagem de acordo com as palavras, a linguagem corporal, as atitudes e os julgamentos dos demais.

As palavras são menos importantes do que os julgamentos que as acompanham.

4. Julga-se de conforme se vê em comparação aos outros e de acordo com as reações dos demais em relação a ela.

5. A elevada autoestima surge de experiências positivas com a vida e o amor.

Capítulo 3 – Os espelhos influenciam o comportamento

1. O comportamento da criança se ajusta a sua autoimagem

2. A criança pode ter autoconfiança em alguns terrenos e em outros não. Seu comportamento nos indica se se sente em posição de força (sinais positivos em relação a ela mesma) ou de fraqueza (sinais negativos em relação a ela mesma).

3. Quando a criança se considera incapaz, espera fracassar e age de acordo com essa expectativa negativa. A segurança pessoal, por seu turno, dá-lhe o valor e a energia necessária para sair em busca de qualquer tarefa; permite-lhe esperar vencer e agir de acordo com esta expectativa positiva.

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