segunda-feira, 21 de setembro de 2009

14ª semana - Gravidez

O comprimento do feto varia de 80 a 93mm com peso estimado em 25g.

Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê [meu ursinho de pelúcia...]. Olhos e orelhas estão na posição correta [mas, vão continuar na posição correta, né?]. Já tem sobrancelhas e as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer. [como assim? Não tinha bochecha? Eu já não-tive também?]

Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.

O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue [pensei que fosse emoção ao me ver!].

Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê [ai que saudade! Acho que vou querer um pouquinho de novo!].

Conhecendo seu corpo - parte II
Agora falaremos da placenta e do cordão umbilical.

A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar [que cara folgado! Só se dando bem, heim?!]. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.

O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo da mamãe. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).


Nenhum comentário: