segunda-feira, 28 de setembro de 2009

15ª semana - Gravidez

Seu bebê ao fim dessa semana deve medir 103mm e pesar 50g [legal, heim? Já tem o tamanho de um celular!].

Os cabelos começam a aparecer [é melhor não se iludir, depois cai tudo! Mas, fica tranquilo, vão te achar bonitinho do mesmo jeito. Careca, desdentado, sem saber andar, sem saber falar, analfabeto e, óbvio, um amor!] e os ossos ficam cada vez mais duros por causa da retenção de cálcio [a moleza tá acabando, heim?]. Os braços dobram as articulações.

Através do ultra-som, é possível distinguir o sexo do bebê. Mas às vezes esse bebê "apronta" e por causa de sua posição não será possível a identificação do sexo [dançou, todo mundo já sabe que você é menino! Nem adianta tentar "aprontar"!].

A mamãe já pode localizar o bebê abaixo do umbigo tateando com as mãos. Dificilmente agora poderá esconder que está grávida, até o quadril está mais largo.


domingo, 27 de setembro de 2009

Día del Patrimonio - Puerto de Montevideo



Asociación Latinoamericana de Integración - Aladi

Lluvia de Hamburguesas

Una pequena pausa el las actividades del día del patrimonio para ver una película interesante. Yo ví la película toda, ¡ estaba muy buena!

Parroquia de Ntra.Sra de Lourdes




El Palacio Legislativo




El recorrido de tren








Al final, para relajar...


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

14ª semana - Gravidez

O comprimento do feto varia de 80 a 93mm com peso estimado em 25g.

Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê [meu ursinho de pelúcia...]. Olhos e orelhas estão na posição correta [mas, vão continuar na posição correta, né?]. Já tem sobrancelhas e as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer. [como assim? Não tinha bochecha? Eu já não-tive também?]

Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.

O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue [pensei que fosse emoção ao me ver!].

Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê [ai que saudade! Acho que vou querer um pouquinho de novo!].

Conhecendo seu corpo - parte II
Agora falaremos da placenta e do cordão umbilical.

A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar [que cara folgado! Só se dando bem, heim?!]. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.

O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo da mamãe. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).


domingo, 20 de setembro de 2009

Después




Antes...




sexta-feira, 18 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Expo Prado





Domingo fuimos a el Expo Prado, de todos los animales que vimos, ¡ a mí me gustó más los tractores!
[Domingo fomos à Expo Prado, de todos os animais que vimos, eu gostei mais dos tratores!]



13ª semana - Gravidez

O bebê pode chegar a 78mm de comprimento e pesar em torno de 20g.

O feto está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais.

Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos. Engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas.

O útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10cm abaixo do umbigo. Alguns quilos a mais aparecem e a irritabilidade diminui. Fique atenta a todos sinais de seu corpo.

Conhecendo seu corpo - parte I
Você sabe para quê serve o útero e o líquido amniótico?

O útero é o órgão que guarda e protege o feto, líquido amniótico, placenta e cordão umbilical. Ele se contrae na hora do parto expulsando o bebê de dentro do corpo da mamãe.

Já o líquido amniótico não deixa a parede do útero apertar e sufocar o bebê. Outra função é de isolar o bebê do frio e do calor. Amortece os possíveis socos e empurrões que a mamãe levar na barriga.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sábado en el parque




sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cerrando las puertas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

12ª semana - Gravidez

O comprimento do feto neste período é de 61mm e seu peso de 13g.

A face do bebê já tem aspecto humano [heim? Como assim?]. Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas continuam crescendo.

Ainda não é possível senti-lo, mas ele se movimenta bastante dentro do útero[Caramba! Meu filho tá num aquário!]. A placenta agora é responsável pela sua nutrição.

A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve [Isto é estranho...]. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios.

Por volta dessa semana é possível em alguns casos ouvir os batimentos cardíacos do bebê em sua consulta médica.

Agora a mamãe já não sente enjôos, azias [que papo furado!] ou dores nos mamilos. Em algumas mulheres já se pode notar uma “barriguinha”, já que o útero cresceu um pouco.

A vontade de ir ao banheiro aumenta, já que o crescimento do útero comprime a bexiga [a briga tá séria! Ainda bem que tem mais de um banheiro na casa.].

Até aqui, um exame ultrassonográfico deve ter sido realizado para confirmar a idade gestacional (6ª a 12ª semana), para avaliar a viabilidade da gravidez e para medir a translucência nucal (10ª a 12ª semana) [próxima semana, dia 14!].

domingo, 6 de setembro de 2009

terça-feira, 1 de setembro de 2009

El Camino Largo

Este es el camino de la enseñanza, desde el portón hasta la puerta de mi escuela. El camino que hoy veo es lleno de piedras y muy, muy largo, pero yo sé que en el futuro el camino va a parecer muy corto y las piedras, aún que sean muchas, también muy pequeñas. Ahí estoy yo recurriéndolo en las manos seguras y siempre presentes de mi mamá.
[Este é o caminho do ensino, do portão até a porta da minha escola. O caminho que hoje vejo é cheio de pedras e muito, muito longo, mas eu sei que no futuro o caminho parecerá muito curto e as pedras, mesmo que sejam muitas, também muito pequenas. Aí estou eu passando por ele nas mãos seguras e sempre presentes de minha mamãe.]