terça-feira, 19 de janeiro de 2010

31ª semana - Gravidez

Fonte: guiadobebe.uol.com

A medida do feto essa semana é de 28cm (céfalo-caudal) e já pesa 1600g.

A estrutura óssea do bebê se fortalece. A íris que era opaca torna-se colorida. Agora o crescimento irá diminuir, o bebê ganhará peso. Conforme o bebê vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.

Nessa fase de gestação, a mamãe ainda vai sentir dores nas costas, pois os músculos de sustentação começam a contrair e relaxar.

O útero está a 11cm acima do umbigo. Dormir de maneira agradável fica cada dia mais difícil. Está chegando o dia!

domingo, 17 de janeiro de 2010







sábado, 9 de janeiro de 2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

29ª semana - Gravidez

O comprimento do bebê esta semana é de 26cm e seu peso de 1250g [tá ficando grandinho, heim?!].

O bebê muda de posição constantemente [já ouvi falar! Êta moleque levado! Tenho certeza de que eu ficava bem quietinho!], adora brincar com o cordão umbilical [pulando corda, heim?! Agora, fica esperto, pois depois não vão deixar você brincar com a comida!]. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada [ainda bem que não vai nascer nos Estados Unidos! Se eu te contasse o que fizeram com os Peles-Vermelhas por lá...].

Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento [como assim? Vem com ar condicionado? Por que eu não tenho ar condicionado?].

O colostro ["co" o quê?] pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada [baunilha?]. Seus pés estão maiores [é por isso que mamãe vive tropeçando e andando como uma patinha?]. Dessa forma, use calçados confortáveis.

Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez [calma, lá! Eu não estou com pressa alguma! Pode ficar tranquilinho por aí!].

Inchaço
A redução do fluxo de sangue no corpo da mamãe pode causar inchaço nas pernas e nos pés, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer caminhadas leves, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, necessárias para evitar a formação de varizes.

Se você já possui varizes, as meias devem ser postas de manhã, ainda deitada e só retiradas à noite na hora de ir para a cama. Desta forma você evita complicações durante o parto e puerpério.

Un Baño Especial - !Casa de abuela es otra cosa!