quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
domingo, 29 de novembro de 2009
Gravidez
25ª semana
O comprimento do seu bebê nessa semana pode estar por volta de 22cm e pesar 700g.
As mãos já abrem e fecham . Que legal! [as garrinhas já estão funcionando, heim? Vê se não inventa de apertar o fígado da mamãe!] O corpo cresce mais que a cabeça: tronco e membros tornam-se proporcionais. [ok, eu continuo achando isto muito, muuito estranho!] Ainda tem pouca gordura. [Não se preocupa, não. Depois recupera fácil! Chocolate, sorvete, biscoito, iogurte de doce de leite... Ah! Ooops! Esqueci, você vai ficar só no leitinho nos primeiros 6 meses... Iiiiihh! Só lamento... Bom, eu vou comendo por você, então. Só para não estragar!]. O bebê já percebe a luz. [Só o Rio de Janeiro que não!].
Se o bebê nascer nesta semana, ele tem chances de sobreviver, mas o prognóstico de seqüelas permanentes é grande. [Sem pressa, ok! A gente espera...]
A mamãe pode sentir uma pressão nas costelas e região lombar.
As estrias podem aparecer, faça uma boa hidratação desde o começo da gravidez.
Dores nas costas
É uma reclamação comum das mamães. [... e das avós e dos avôs...]
Procure estar atenta à sua postura, sempre ereta. Use sapatos baixos e descanse sempre elevando os pés.
O uso de cinta de suspensão e contenção abdominal é indicado quando orientado por seu médico.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
23ª semana - Gravidez
O bebê cresceu mais um pouco, agora seu comprimento é de 20cm e pesa 455g. A parte interna do ouvido do bebê se consolida. Ainda magro e com a pele enrugada, o bebê já tem a aparência de quando nascer.
A sede da mamãe aumenta. É preciso beber bastante água. Descanse sempre que puder e evite serviço pesado ou então muito esforço físico.
Sua barriga está redonda e seu útero a quase 4cm acima do seu umbigo.
Trabalho
A grande maioria das mamães continua trabalhando normalmente até o fim da gravidez, isto é, até o momento em que se sentem bem.
O único incômodo é que o cansaço chega mais fácil e o dia parece que não termina. O ideal é que você faça alguns intervalos e aproveite para se alimentar com lanches saudáveis.
Seu trabalho não pode exigir esforço físico e/ou emocional em exagero, da mesma forma em que não pode ficar exposta a substâncias químicas.
Caso haja esse entrevero, converse com o seu médico e com seu chefe.